Alguma vez você já guardou alguma coisa que lhe tocou? Algo que você escreveu, que viu ou ouviu? Alguma coisa que leu e recortou? Eu sou dono de fazer isso. Tenho gavetas abarrotadas de folhas, pedaços de papel, guardanapos, anotações que já perdi a conta. Não tenho a mínima ideia de quantas são.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Ah, e de uns tempos para cá, comecei a guardar também no celular. Deve ter sido herança de meu velho pai Vicente, que tinha uma máxima: “não confie na memória, escreva”.
O grande problema é que quando procuro alguma coisa quase nunca acho, porque ao invés de guardar, acabo é escondendo de mim mesmo. São os meus guardados/perdidos que me acham. Quando menos espero vejo diante dos meus olhos o que mais estava precisando. Vem pelo que chamo de “correio cósmico”, que liga o passado ao presente, a mensagem certa disfarçada de acaso.
Foi assim que deparei outro dia com uma descoberta recente da neurociência, falando da existência de um ponto no nosso cérebro que os cientistas estão chamando de “Ponto de DEUS”. Eles comprovaram através de exames neurológicos que todas as vezes que uma pessoa reza, esse ponto, que fica nos lóbulos temporais, é imediatamente acionado e produz efeitos relaxantes, calmantes, dando uma sensação de confiança e de bem estar.
Esta substância tem um nome: ocitocina, o hormônio do amor e da felicidade, e que pode contribuir para aliviar sintomas de estresse e ansiedade. Recentemente, um estudo realizado pela Universidade do Estado de Michigan mostrou que a produção de ocitocina pode influenciar na regeneração do coração, estimulando as células-tronco que ficam do lado de fora do órgão.
Uma das maneiras de produzir o “hormônio do amor e da felicidade” é pela prática do bem. O cérebro de quem pratica atos de generosidade, de ajuda e que respeita seus semelhantes, libera esta espécie de “carta verde” para a produção do hormônio.
Muito antes da ciência, minha saudosa mãe, Sueli, me ensinou a rezar, porque a oração nos liga a DEUS, acendendo uma luz interior e gerando uma força invencível.
Seja pela ciência moderna, ou pela sabedoria dos nossos ancestrais, a prática do bem sempre será fator de felicidade e de bem estar. Agora e depois.
Injeção de ânimo
Meio-Dia em Pauta da última terça-feira (16), Dia do Comerciante, foi um “prato cheio” para o público que ouviu a palestra do fundador e presidente da rede de farmácias São João, Pedro Brair. O público, formado por lideranças, executivos, empresários e gestores, lotou o salão do Hotel Itaimbé em que o tema “Desafios do Empreendedorismo” foi uma verdadeira injeção de ânimo nestes tempos de reconstrução do Rio Grande do Sul. O presidente da Cacism, Andrei de Lacerda Nunes, juntamente com sua diretoria, já está pensando nos próximos eventos.
Avós e amigos
Setor lojista vem apostando muito no Dia dos Avós (26), para melhorar suas vendas. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul prevê um crescimento de 5%, seguindo uma média que vem sendo registrada ano a ano. Segundo Vitor Augusto Koch, presidente da entidade, um aspecto importante nesse processo de valorização dos avós é o apelo emocional que a comemoração da data desencadeia, demonstrando cada vez mais sua relevância na estrutura familiar. Mexer com as emoções é sempre importante para quem precisa vender e para quem precisa comprar.
Mais ajuda
O governo federal autorizou, através de duas medidas provisórias (MPS) publicadas na quinta-feira (18) no Diário Oficial da União, a abertura de novos créditos extraordinários no valor total de R$ 1,28 bilhão para as ações de recuperação do Rio Grande do Sul. O principal objetivo é assegurar as integralizações de cotas no Fundo Garantidor de Operações (FGO) para a cobertura das operações contratadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
Além dessas ações, também foi autorizada a aplicação dos recursos extraordinários para equipamentos mobiliários e infraestrutura da Justiça do Trabalho e do Ministério Público Federal, da Procuradoria da Justiça Militar de Porto Alegre, além das sedes da Procuradoria Regional da República da 4ª Região e da Procuradoria da República do Rio Grande do Sul. Com o novo valor, os recursos para apoiar a reconstrução do Estado chegam a R$ 94,98 bilhões.
Frases prontas, obras incompletas
Dizem os adeptos das frases prontas que a repetição é a mãe da perfeição. Repetir informações pode ser uma chateação, para quem escreve e para quem lê, mas não para quem precisa de soluções. Moradores da localidade de Canudos esperam melhorias na estrada há mais de 40 dias. Na Colônia Pinheiro, a situação é igual ou pior, agravada pela falta de ônibus normal e sem transporte escolar. Estradas do Passo da Capivara, do Passo Velho do Arenal e Corredor dos Marzari, em Santa Flora, também estão precárias.
No Rincão dos Minellos, os moradores criaram alma nova com a chegada das máquinas há duas semanas. Como apenas mexeram na estrada e não terminaram o serviço, a situação ficou pior do que no período das enchentes. E o abastecimento de água ainda não foi normalizado. Todos os pedidos de ajuda têm nome e contato identificados.
A Vida continua, nesta e em outras dimensões!